sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Vida em sampa e as pequenas lembranças interioranas

A princípio meu transporte é o metrô, mas eu adoro a cor e o formato do trem espanhol, vira e mexe tiro algumas fotos:
Esta foto é do metrô:
A foto é do trem espanhol, linda e novinha em folha:
É um transporte bom e barato para as pessoas que moram em lugares distantes do centro de sampa, bem que tem a controvérsia como pegar lotado de pessoas na hora do pico, mais tudo isso faz parte de uma cidade em crescimento, a única situação ruim são as pessoas que ainda teima em não respeitar a fila e também as que ficam na entrada. A de mais é muito útil para a vida.


Agora deixa mostrar um pouco da beleza de sampa:
Igreja da Penha tirada da estação Penha:

Mercado municipal de sampa:


Tudo é belo e corriqueiro em sampa, vida corriqueira que me faz dar saudades de uma vida tranquila e pacata do interior e aí recorro ao meu album de recordações e lembranças da pequena cidade de Tomé-Açú:

Esta é a única que sobrou, gosto de ir vê-la e desta vez tb. fui visitar a maravilha da natureza.
Agora esta é a flor da pitaya, não sei se a gramática está correta mas é assim que ouvi falar do meu pai, ela floresce anoite e dura até pela manhã somente, pois de dia ela fecha para transformar em fruto.


E a mais tradicional cultura de Tomé-Açú é o cultivo de pimenta-do-reino, aqui sendo secado no terreiro.
Aqui estão sendo secadas ao sol a do tipo branco e a preta, distingue-se pela coloração, o processo de fabricação se diferencia na colheita, o tipo preto pode colher a pimenta ainda meio verde e a branca tem que estar completamente madura e depois lavada para retirar o fruto que fica na camada esterna.


Para finalizar o céu de sampa:
Céu é tudo de bom, é o espaço que podemos preencher com tudo que temos direito a imaginar.

3 comentários:

  1. Que bom que você enxerga S.Paulo com outros olhos. Infelizmente a imagem que a mídia nos passa é bem diferente!:{

    ResponderExcluir
  2. Fátima arigato por comparecer; sabe nós que já somos adultos devemos ver mais a beleza que o mundo tem nos dado, vai daí o nosso sentido de viver em harmonia ok. Sayonara

    ResponderExcluir
  3. Vim agradecer sua visita ao meu bloguinho e encontrei esse artigo lindo sobre Sampa, sabe que eu estive lá em maio e adorei, se quiser pode ver lá no meu blog a minha visão :-)adorei o pouco que conheci da cidade.
    Bjinhos

    ResponderExcluir