segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A NATUREZA DE TOMÉ-AÇÚ


Quando se vai para Tomé-Açú é bom levar uma gama de receitas de cacau, açaí, maracujá, acerola, cupuaçú, mangostin, etc..., é bom ter um livro de receitas práticas e fáceis de fazer, pois dá vontade de fazer um monte de guloseimas pela riqueza de matéria prima que existe. Eu, na falta de tempo, muitas vezes acabo consumindo in natura, que é uma ótima forma de degustar.
Estas aqui são fotos do cacaueiro e as palmeiras são os açaizeiros.
E estas aqui que está amaranhado na árvore é a baunilha, a baunilha é uma trepadeira, estas aqui não são para cultivo comercial, foi só o capricho do meu pai. A época foi oportuna pois tinha algumas favas de baunilha.

Esta terra é maravilhosa, tudo que se planta com carinho ela vinga e produz frutos maravilhosos.

Apesar de os agricultores cuidarem bem das plantações, hoje existem os piratas da mata Amazônica que simplesmente invadem terreno alheio para retirada de madeira comercial, no terreno que meu pai tinha há alguns anos, ele deixou uma imensa área de árvores de madeira que eram gigantescas, lindas e enormes de se vê, mas durante a ausencia do sitiante derrubaram a madeira sem mais sem menos, tanta tristeza; que país é este que não tem lei.
 Meu pai simplesmente vendeu aquela terra pois alí já não ía muito e também já não existia aquelas árvores lindas e gigantescas.

Um comentário:

  1. que bom que vc adora essa cidade.tenho lembranças
    de um tempo e olha que faz tempo,deveria ter 5ou 7 anos estou com 38, mais nunca esqueci,tenho tios primos ate irmão ai meus avós faleceram ai,gosto desse lugar as vezes sinto aquele cheiro de terra molhada de mato ,me da uma saudade de tomé-açu

    ResponderExcluir