quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SERÁ QUE É TEMPO DE MORANGO?

Chegou o morango.
A verdade é que nem sei se é época de morango agora; só sei que vejo morango em toda a esquina daqui de sampa.
Morango é uma fruta que sempre me deixava com vontade; pois na minha infância no Pará, onde o clima era quente, este tipo de fruta era raro e por isso muito caro, acho eu; pois minha mãe, que eu lembre evitava de comprar o morango; alias não lembra dela ter comprado morango, então eu só namorava de longe. Tudo bem, agora sei o quanto os meus pais batalharam para criar os seu cinco filhos, entendo que valeu apena eu esperar por este dia. hahaha...ha.
Fiz o meu bolo de morango no domingo a noite, como passei a segunda-feira atarefado só fui abrir a geladeira na terça feira a noite e tchan; cadê ?
Cadê o bolo, nem um pedacinho sequer; snif...
Tudo bem acho que estava gostoso e o meu cunhado e minha irmã devem ter se deleitado deles.  Hum...Fiquei na vontade,humm.... pois só havia provado uma fatiazinha logo depois que havia fatiado e posto no vasilhame para levar à geladeira.
Vai ficar para a próxima vez este bolo, que vontade, valeu apena.

Receita do bolo
Pão de lo:
Ingrediente:
  • farinha de trigo 80 g
  • açucar 80 g
  • manteiga 20 g
  • ovo 3 unidades
Modo de preparo:
  1. bater o ovo num recipiente que pode ficar em cima de um outro com água morna, estilo banho maria, isso para que o ovo possa ficar mais emulsificado, é batido juntamente com açúcar até o ponto de formar cremosidade que quando solto de uma pequena altura escorra formando grossos fios;
  2. incorporar logo em seguida a farinha de trigo de modo bastante suave até que se homogeneise, se é que é o vocabulário correto;
  3. incorpora por último a manteiga que deve estar na forma líquida;
  4. levar ao forno pré aquecido a 180 grau por aproximado 20 minutos.
 Obs.: no forno de casa eu levei acho que uns quinze minutos, tá.


Depois que o pão de ló estiver frio é só cortar e passar um xarope (50 ml de água para 3 colheres de sopa de açúcar bem cheio, que deve ser dissolvido ao fogo). 
Passei um chantily (creme de leite fresco 250 ml com 3 colheres de sopa de açúcar e um pouco de essência de baunilha).


Fica uma delícia.

3 comentários:

  1. Meus pais nunca compravam morangos, porque diziam eles, que tinha muito agrotóxico, eu acho que era porque eram muito caros mesmo. O seu bolo ficou muito apetitoso! :P

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia Fátima e obrigado pela visita. Sim, os morangos lá no Pará eram caríssimos; mas, como ela é uma fruta que chama pela beleza e cor eu ficava doido de vontade de poder comer. Sabe como é criança nê! Mas como tenho educação oriental nunca esperneei e ganhava outras no lugar desta, hahahaha....Ah! Os bolos ficaram uma delícia disse o meu cunhado. hahahaha.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo e parece muito gostoso, adoro quando o bolo fica fofinho...

    Ahhh que pena mesmo que o niver do seu amigo foi depois, tenta no proximo aniverario então.. rs..
    Abç

    ResponderExcluir