sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TOFU CASEIRO OU QUEIJO DE SOJA CASEIRO















Fazer algo novo como este me deixa muito feliz. Havia comentado com a minha tia a respeito de fazer o tofu (queijo de soja), não é que ela topou e me auxiliou na hora do preparo. Olha é impressionante como uma pessoa vivida tem de conhecimento, agradeço a ela , arigato por me ajudar a fazer de forma simples e prática.

Agora vou passar através da foto as etapas deste processo de fazer o tofu:

Primeiro deixar o tofu de molho por aproximado 6 a 7 horas, foram aproximado 500g de soja.





















Bater no liquidificador com água e a medida é até cobrir a soja dentro do copo. Bater até desfazer o formato da soja.
















Depois de bater tudo colocar numa panela acrescentar mais 1500 ml de água e levar para ferver.
Depois de fervido coar o leite numa saco de estopa 
Espremer bem e separar o bagaço da soja, esta serve para fazer farofa ou misturar com carne moida para fazer hamburgue. 
O leite filtrado deve estar na temperatura entre 70 a 85 graus para poder acrescentar o sal amargo, aproximado 1 colher de café levemente cheia.
Quando estiver pondo o sal amargo, em pitadas nunca de uma vez só, é importante isto porque é ele que vai dar textura ao leite, sempre mexendo o leite com uma colher de pau que deve fazer movimento leve em círculo. Quando o leite começar a coalhar pare de mexer e de acrescentar o sal amargo . Veja a foto seguinte.
Preparar uma forma, no caso a cestinha perfura, colocar o leite num saco poroso, dobrar de forma que não vaze e colocar um peso em cima. Vai escorrer muita água por isso deixe num lugar meio alto.



















Depois de uns 20 minutos re tira o tofu que já deve estar sólido. Como é mole tomar cuidado na hora de retirar o tofu.

















Apesar da correria que tive, valeu apena, pois fiz durante a atividade de outros preparos aqui no restaurante.
Olha o tofu apesar do formato redondo ficou uma delícia, valeu a correria. Arigato para a minha tia, novamente pois sem ela não teria feito esta maravilha.
O tofu se não for consumido no dia deve ser guardado num recipiente com água ,o suficiente para cobrir. Consumir no máximo em dois dias.

3 comentários:

  1. Shinji, já tentei fazer tofu, mas ficou horrível, intragável! Vendo sua receita agora, vi que fiz tudo errado. Com esse step by step, com certeza vou acertar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Esse tofu caseiro parece muito bom mesmo. É muito bom para cidades do interior que não vende tofu, como aqui onde moro.
    Agora falta a receita com o bagaço da soja...rs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu cozinhei a soja antes de fazer o leite, bati e acrescentei mais um pouco de água um copo Americano. Cuei e fervi com uma pitada de sal e açúcar e acrescentei vinagre mas não deu consistência, aí eu acrescentei mais três colheres de sopa de limão para ver se fica mais consistênte.

    ResponderExcluir